VOLTAR AO TOPO

UseFashion Logo UseFashion Logo

Balanço SPFW: Dia 04

Conforto, nostalgia e elegância foram pauta de algumas coleções

Publicado em 26/04/2018, por Equipe de Pesquisa UseFashion

SPFWBlogBalanço dos Desfiles
9 minutos de leitura

No quarto dia de desfiles do São Paulo Fashion Week, diversas marcas trabalharam com a ideia de simplicidade em suas coleções, abordando questões de conforto, neutralidade e lembranças do passado. Além disso, uma moda praia elegante e outra mais jovial também foram propostas, bem como uma celebração aos 40 anos de carreira de Lino Villaventura. Confira a seguir os destaques das passarelas!


A. Niemeyer

A. Niemeyer

Intitulada "Meet me in Mountauk", a coleção de inverno da A.Niemeyer tem como ponto de partida o lifestyle dessa cidade litorânea reduto de surfistas, bem como a ideia do "aprés surf", o momento pós surfe em que as pessoas chegam em suas casas revigoradas e nutridas pelo esporte. Nesse sentido, as peças da coleção prezaram por modelagens oversized e confortáveis, com foco na sensação de aconchego, a exemplo de casacos amplos, jaquetas, calças e suéteres. Materiais macios, lãs e teares de jeans aparecerem em uma cartela neutra de tons claros, acinzentados, terrosos e com toques de azul. Destaque para os detalhes que remetem ao esporte, como os zíperes resinados, e para as padronagens amplas de xadrez. Acessórios oferecidos pela Tiffany & Co trouxeram um ar feminino e delicado, e nos pés, slides com detalhes de tapeçaria e tênis da Converse completaram as produções.

Lenny

O beachwear elegante da Lenny, trouxe para o verão 2018/19, inspiração nas mulheres desbravadoras da natureza brasileira, com sua exuberante flora, fauna e elementos regionais. Entre as peças estão os biquínis com tops amplos e os maiôs sofisticados, bem como um vestuário que mistura sensualidade e utilitarismo, com vestidos fluidos, camisas e parkas, em materiais tecnológicos, linho, seda e tricoline. A elaboração surge por meio de franjas, macramês, aplicações de bordados e bolsos amplos. Nas estampas, destaque para folhagens, borboletas e aspectos de cestaria. Mules com cabedais tramados remetem a uma rusticidade elegante, assim como os acessórios com pedrarias em formas orgânicas.

Salinas

O Salinas Club Hotel, um hotel de frente para o mar, foi o cenário idealizado para a coleção de verão 2018/19 da marca. Nesse ambiente, as pessoas transitam entre mar, areia e piscina, enroladas nas toalhas e praticando esportes como frescobol e tênis, e ao fim da tarde, tomando drinks. Nas peças, biquínis e maiôs de cortes retos e roupões e vestidos inspirados no tênis, entram em cena produzidos em materiais como lycra, piquê com elastano e microfibra de toque acetinado. As estampas dividem-se entre as que remetem ao esporte, as geométricas e os logos. No acessórios, óculos de sol com armações em madeira e acetato e turbantes que lembram toalhas. Para os calçados, sandálias e slides em parceria com a Melissa.

Beira

Em sua estreia no SPFW, a Beira, comandada pela estilista Lívia Campos, trouxe uma coleção aparentemente comum, mas com foco nos acabamentos e costuras, para ela, o mais importante na construção de uma peça. Em seu DNA o gênero já não é mais uma questão, e com isso, modelagens retas e confortáveis são as protagonistas, traduzidas em uma vestuário bastante simples e funcional. Peças como jaquetas, calças, bermudas e macacões trazem superfícies lisas e monocromáticas, vistas em uma cartela com tons de branco, bege e vermelho. A simplicidade é notado também na construção do visual como um todo, com ausência de acessórios e nos pés slides de tiras largas.

Cotton Project

Para seu inverno 2018, a Cotton Project analisa a seguinte premissa: se você pudesse se livrar de suas obrigações e começar uma vida nova, como ela seria? Nesse sentido, o estilista Rafael Varanas abordou questionamentos existenciais em meio ao caos urbano e sugeriu uma fuga da cidade grande para campo. Na coleção, isso se traduziu em peças de visual campestre e aconchegantes, com toque de homewear, em modelagens retas e confortáveis. Os materiais são importantes nesse contexto, como o veludo cotelê, as pelúcias sintéticas, o denim bruto, a camurça e os tricôs. A cartela abrange tons terrosos e clássicos. As bolsas são práticas e transversais, e os calçados, como as chelsea boots, trazem um visual mais rústico.

Lino Villaventura

Nessa temporada, Lino Villaventura trouxe para a passarela uma comemoração aos seus 40 anos de trabalho e, como de costume, não se baseou em nenhuma inspiração específica, mas desenvolveu uma coleção dramática e exuberante, com viés artístico. Vestidos, blusas e saias, em modelagens amplas apresentaram um rico trabalho de texturas, obtidos por pespontos e nervuras nos tecidos. Os primeiros looks eram predominantemente em preto e branco, por vezes com toque de cores primárias, como amarelo e vermelho. Em seguida, tons mais intensos também apareceram, como o bordô e o roxo. A beleza, assinada por Marcos Costa, e os calçados, também trouxeram os pespontos.

Apartamento 03

Luiz Claudio buscou na sua infância a inspiração para a coleção de inverno 2018, intitulada "Baile de Memórias". Com sua mãe costureira, o estilista tem lembrança de ser criado em meio a linhas e retalhos, que foram transportados para a superfícies das peças, como sobretudos, jaquetas, saias e vestidos, de forma decorativa, ora em contornos orgânicos, ora formando flores. Além disso, sua tia, um ícone de elegância para ele, serviu de referência para a criação das peças de alfaiataria e dos ternos de seda. Nos complementos, brincos trouxeram formatos alongados e os calçados o mesmo efeito desfiado do vestuário. 

.

Saiba em detalhes como aproveitar ao máximo o SPFW com o nosso conteúdo "Como analisar um desfile de moda".

Além disso, sigam nossas páginas no Facebook e no Instagram para acompanhar em tempo real todas as novidades!

Imagens: UseFashion e Agência Fotosite.

Os comentários são via Facebook e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de responsabilidade dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião editorial do Grupo Use.


Carregando...

Top 5 posts mais lidos

@usefashion