VOLTAR AO TOPO

UseFashion Logo UseFashion Logo

Balanço SPFW: Dia 05

Confira o que rolou no último dia de desfiles!

Publicado em 01/09/2017, por Redação

Sete marcas se apresentaram na passarela do último dia de São Paulo Fashion Week. O dia foi marcado pela sofisticação de Helo Rocha, a irreverência de Juliana Jabour e a estética dark da Ratier. O evento, que contou com uma série de boas surpresas, como as exposições Made In Brasil e Equals, homenagens aos refugiados, chegou ao seu fim com coleções para os mais variados gostos. Confira!

Samuel Cirnansck

Trazendo sua marca comercial para a passarela, a SCK, Samuel Cirnansck apresentou a coleção Um.Novo.Romance. Com foco no movimento New Romantic, atitude e suavidade foram trabalhadas nas peças, principalmente no denim, que ganhou superfícies desgastas e puídas, porém com bordados artesanais, ressaltando sofisticação e elaboração. As modelagens com ares de street foram trabalhadas em peças como vestidos, suéteres, calças encurtadas e camisas, deixando o romantismo para detalhes como laços amplos, transparências, babados e bordados. Além disso, estampas florais e o uso de rendas com o mesmo motivo chamaram atenção em propostas tanto masculinas quanto femininas. Complementando a cartela de materiais, musselines, malhas e moletons despontaram em cores como preto, branco, vermelho, azul e off-white. Como complemento, atente para os coturnos e sandálias robustos, destacando superfícies estampadas e envernizadas.

Coven

Inspirada no conceito de ancestralidade, a Coven buscou referências no continente africano para sua coleção, vindas da fotografia de Jackie Nickerson. Trabalhando com fios naturais, como o linho, algodão texturizado e malhas retilíneas, a coleção teve as silhuetas alongadas, cintura marcada e comprimentos mídi como pontos fortes de casacos, vestidos, saias, blusas elaboradas e macacões. Reforçando a inspiração, acabamentos franjados, amarrações na cintura e trabalhos com tramas foram evidenciados nos modelos, assim como padrões como listrados e geométricos em contrastes de cor intensos. A estética naturalista e de cunho cultural também esteve presente nos acessórios, tecidos a mão e ornamentados por pedras, madeira e lavas vulcânicas. Nos pés, flatforms com solado de madeira e tiras amplas amarradas ao pé arremataram a coleção.

Helo Rocha

Assim como Samuel Cirnansck, a coleção de Helo Rocha também foi pontuada pelo romantismo. Com uma outra abordagem, a marca trouxe como foco uma reinterpretação de camisolas e lingeries vitorianas, ressaltando um viés etéreo e feminino. Dessa forma, materiais como cetim, georgette e organza de seda trouxeram leveza para vestidos longos e mídis, saias evasês, macacões, T-shirts e croppeds. O romantismo também apareceu nos detalhamentos, como babados amplos, mangas esvoaçantes, transparências e bordados manuais, ressaltando desenhos florais. Na cartela de cores, tons pastel como pele, off-white, bege e rosê predominaram. Finalizando a coleção, destaque para calçados confortáveis, como flats e sandálias de solado espesso, e bolsas transversais.

Juliana Jabour

Combinando temática náuticas com o streetwear, Juliana Jabour trouxe para a passarela uma coleção ousada, jovial e contemporânea. Pontuada por silhuetas oversized, peças como hoodies, jaquetas, T-shirts, calças, bermudas e vestidos chamaram a atenção. Um toque de romantismo pôde ser percebido entre detalhamentos como mangas bufantes, golas vitorianas, babados e transparências, enquanto o uso de capuzes, aviamentos utilitários, recortes e prints localizados serviu como um contraponto, reforçando a proposta streetwear da marca. Na cartela de cores, azul, branco e vermelho, predominaram, acompanhados também por preto e laranja. Já para os materiais, destaque para meias-malhas, moletons, nylon, tricoline e denim. Atente ainda para as meias estampadas, calçados flatform com solados espessos e óculos com aplicações complementando a coleção. 

Apartamento 03

Buscando inspiração na arquitetura para seu verão 2017/18, Luiz Claudio chegou ao nome de Lota de Macedo Soares. Paisagista, urbanista e arquiteta, foi uma das responsáveis pela criação do aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e tanto sua obra quanto seu estilo pessoal serviram como inspiração para a Apartamento 03. Na primeira parte da coleção, peças como blazeres, vestidos soltos, costumes e pantalonas ganharam destaque pela cartela de cores vibrante e presença de estampas geométricas contrastantes. Da metade para o final, a sobriedade deu o tom para as produções, observadas apenas em preto e branco, destacando efeitos de recortes, quadriculados e linhas abstratas. Nos materiais, crepes, sedas, linhos, laise e denim deram um tom leve para os produtos. Nos pés, chinelos trouxeram tiras com os mesmos materiais do vestuário, enquanto brincos metálicos e alongados finalizavam as produções. 

Reserva

Intitulada Desbravadores, o verão 2017/18 da Reserva buscou inspiração no carismático personagem Wally. Viajante nato, a essência do personagem, marcado por seus trajes listrados de branco e vermelho, foi representada através das sobreposições, gambiarras e costuras à mão na composição dos looks. Evidenciando conforto, peças como calças retas, bermudas, camisas, jaquetas e T-shirts destacaram superfícies com full print, em temas como vegetações e listras, enquanto para os localizados, a figura do próprio Wally e de acessórios como binóculos foram presentes. É importante ressaltar também, a importância dos acessórios na coleção, como lenços, cintos utilitários, óculos, meias, pochetes, colares e bonés. Nos pés, parcerias com marcas como Timberland e New Balance resultaram em tênis estampados, sandálias e coturnos robustos. 

Ratier

O visual pesado e com fortes referências urbanas da Ratier segue presente nessa edição do SPFW. A marca, idealizada por Renato Ratier, trouxe para a passarela peças com shapes soltos, por vezes até assimétricos, principalmente para suéteres, T-shirts, calças e jaquetas. Com foco no público feminino, vestidos mídis e médios, assim como shorts e tops croppeds ressaltaram cortes mais ajustados ao corpo. A cartela de cores predominantemente preto, branco e acinzentada trouxe materiais como algodão, moletom, couro e acetinados. Já nas superfícies, destaque para efeitos manchados, recortes combinando superfícies lisas e estampadas, e o uso de bolsas renovadas, com amplos bolsos na parte frontal, promovendo um toque utilitário para a coleção.  

Confira as coleções completas acessando nossa Galeria de Desfiles*!

Imagens: Agência Fotosite.

Os comentários são via Facebook e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de responsabilidade dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião editorial do Grupo Use.


Carregando...

Top 5 posts mais lidos

@usefashion