VOLTAR AO TOPO

UseFashion Logo UseFashion Logo

Balanço SPFW: Dia 06

Confira os destaques do sexto dia do evento

Publicado em 27/10/2018, por Equipe de Pesquisa UseFashion

SPFWBalanço dos Desfiles
6 minutos de leitura

Cinco marcas apresentaram as suas coleções no último dia de São Paulo Fashion Week, indo desde as estreantes até as veteranas. A Cacete company, por exemplo, já tinha participado do evento pelo Projeto Estufa, e agora estreou no line up oficial, assim como a Piet. João Pimenta, que já tinha desfilado essa semana sua coleção feminina, agora mostrou as criações masculinas. Por fim, Ratier mostrou sua moda urbana e a Água de Coco as propostas de moda praia. Confira!

Cacete Company

Para sua estreia no line up oficial do SPFW, a Cacete Company trouxe uma coleção inspirada na cultura pornográfica subversiva, que teve origem nos anos 90, propondo uma reflexão sobre prazer a sexualidade. Shapes ajustados e com pegada esportiva contrastaram com uma alfaiataria mais larga, e detalhes como recortes estratégicos e assimetrias protagonizaram os looks compostos por regatas oversized, bermudas, costumes, vestidos curtos e tops. Nos materiais, atenção aos leves como chiffon e tule, as malhas encorpadas e ao jeanswear com lavagem ácida. A inspiração noventista é reforçada pela cartela de cores, com tons neutros, pastel e neon, e pelo uso da logomania.

João Pimenta (masculino)

Em sua coleção masculina, João Pimenta buscou inspiração no sincretismo e na estética religiosa, fazendo uma celebração a todas as crenças, raças e gêneros. As peças trouxeram elementos de diversas religiões, como do catolicismo, umbanda e candomblé, resultando em um visual extremamente elaborado e com toque kitsch. Um mix de tecidos naturais e sintéticos foi apresentado, valorizando os encorpados, como o veludo, e os plastificados. Peças como jaquetas oversized, coletes e costumes, foram decoradas por bordados, franjas e estampas feitas à mão por Vennicius de Castro. 

Piet

Em sua estreia no SPFW, a Piet trouxe para a passarela uma coleção inspirada nos esportes outdoor, como trekking e montanhismo, intitulada "Montanha". Misturando elementos do streetwear com sportswear para dar uma nova roupagem as peças clássicas masculinas, a marca apresentou peças funcionais, combinando a alfaiataria com materiais tecnológicos, em tecidos como lã, linho, nylon, cordura e moletom. Atenção aos costumes, as calças cargo, aos anoraks e as T-shirts estampadas. As cores neutras contrastam com os tons vibrantes e de pegada esportiva, como o verde neon. 

Ratier

Para sua coleção de inverno 2019, a Ratier manteve seu DNA urbano e industrial, mas voltou o olhar para o campo, trazendo elementos da natureza de forma sutil nos produtos. Assim, materiais como o linho foram incluídos na coleção, mas dividiram espaço com o couro e o nylon, em uma cartela de cores restrita, pontuada por preto, branco e vermelho. Nas peças, destaque para conjuntos, parkas, macacões e vestidos, que trouxeram por bolsos múltiplos, aviamentos funcionais e ainda estampas que remetem ao campo, como cavalos pintados.

Água de Coco

Encerrando o SPFWN46, a Água de Coco apresentou uma coleção extensa, dividida em dois blocos. No primeiro, a inspiração veio das próprias cores, trabalhando com temas como Impressionismo, Translúcido, Ilha e Neon. Prints de blocos de cores suaves, coqueiros ou monocromia em tons vibrantes foram recorrentes nas superfícies de biquínis, maiôs e peças casuais, como T-shirts e calças. Atenção aos tecidos leves e esvoaçantes, as amarrações e aos decotes pronunciados.

No segundo momento, a marca comemorou os 90 anos do Mickey Mouse, inserindo o universo da Disney no seu beachwear elegante. A estamparia foi o principal recurso para trabalhar a inspiração, como as propostas de all print em amarelo e preto, ou ainda, com o personagem de forma localizada. Bordados em peças transparente também trouxeram o desenho do Mickey de forma bastante elegante. Destaque para biquínis, tops com volumes nas mangas, saias e para as peças masculinas, como calças, bermudas e T-shirts.

Imagens: Agência Fotosite.

Os comentários são via Facebook e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de responsabilidade dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião editorial do Grupo Use.


Carregando...

Top 5 posts mais lidos

@usefashion
Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.