VOLTAR AO TOPO

UseFashion Logo UseFashion Logo

Cannes 2018

Protestos e empoderamento feminino marcaram 71ª edição do evento

Publicado em 21/05/2018, por Equipe de Pesquisa UseFashion

O festival de Cannes, um dos mais esperados e prestigiados eventos voltados para a indústria cinematográfica mundial, ocorreu entre os dias 8 e 19 de Maio. Contando com 21 títulos na mostra competitiva e 18 na mostra Un Certain Regard, diversos outros longas foram exibidos em salas paralelas, trazendo visibilidade para novos diretores. Marcado por protestos e manifestações, confira a seguir alguns dos momentos de destaque do evento, além de um top 5 de tudo que foi visto no tapete vermelho dos onze dias evento!

Com um júri composto por nomes como Kristen Stewart, Ava Duvernay, Denis Villeneuve e Léa Seydoux, além da presidente Cate Blanchett, o evento recebeu produções de grande qualidade, incluindo desde dramas até comédias e obras experimentais. O vencedor do prêmio principal, Palme d'Or, ficou com o japonês Hirokazu Kore-eda, pelo longa Shoplifters, que conta a história de uma família pobre, que após um incidente, vê sua união testada. Além dele, destaque para o prêmio do júri, entregue a BlacKkKlansman (Spike Lee), e para Border, vencedor da mostra Un Certain Regard.

Em um contexto geral, essa edição de Cannes foi marcada pelas manifestações e protestos. Um dos mais marcantes, em sintonia com movimentos como o #MeToo, foi a reunião de 82 mulheres no tapete vermelho, representando o fato de que apenas 82 filmes que concorreram ao prêmio principal, foram dirigidos por mulheres em toda a história do evento (em oposição aos 1.645 longas com diretores masculinos). Além desse, um grupo de atrizes negras se manifestou contra o racismo na indústria cinematográfica francesa. Dezesseis mulheres se uniram e escreveram um livro contando suas experiências, intitulado "Black is not my Job".

Protestos em relação ao Brasil também foram VISTOS. A equipe do filme Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, trouxe para o evento as questões do "genocídio indígena" no país, acusando o governo de se negar a demarcar as terra indígenas e favorecer empresários rurais. Por fim, um minuto de silêncio foi realizado no dia 15, em honra dos 60 palestinos mortos, devido aos conflitos entre Gaza e Israel.

Recebendo diversas atrizes, modelos e diretoras, Cannes contou com um tapete vermelho repleto de direcionamentos interessantes para a moda festa. A seguir, separamos os principais destaques para o público feminino. Acompanhe!

Prints

As estampas foram destaque entre as apostas. Atente para motivos florais, artísticos e, até mesmo, com referências da cultura pop, normalmente aplicados sob materiais acetinados, trazendo um brilho suave para as superfícies. 


Amber Heard | Frederique Bel | Thandie Newton

Vermelho

Entre as cores, o vermelho foi o protagonista. A tonalidade despontou em versões intensas, representada tanto em vestidos de modelagens recatadas e conservadoras, até os mais sensuais, contando com fendas profundas e recortes. 


Géraldine Nakache | Julianne Moore | Aja Naomi King | Irina Shayk

Babados

Com romantismo, os babados foram recorrentes tanto em modelos longos quanto mídis. Repare ainda que o detalhamentos apareceu de forma localizada nas peças, ora somente na parte superior, ora ao longo da saia. 


Marion Cotillard | Kendall Jenner | Cate Blanchett

Caudas

Outro elemento importante para a moda festa em Cannes, foram as caudas. Vestidos leves e fluídos, principalmente os confeccionados em matérias-primas como rendas, seda e chiffon, trouxeram as caudas alongadas como um ponto em evidência. 


Petra Nemcova | Leomie Anderson | Diane Kruger

Modelagem ajustada

Em contrapartida, as modelagens ajustadas reforçaram um viés mais sensual nos produtos. Observe que além das curvas acentuadas, as peças aparecem com fendas, aplicações, drapeados e mix de materiais, trazendo uma maior elaboração.


Barbara Palvin | Izabel Goulart | Natalia Vodianova | Naomi Campbell

Imagens: Divulgação.

Os comentários são via Facebook e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de responsabilidade dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião editorial do Grupo Use.


Carregando...

Top 5 posts mais lidos

@usefashion
Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.