VOLTAR AO TOPO

UseFashion Logo UseFashion Logo

Insecta X Shwe: Parceria em prol do empoderamento feminino

Resíduos da coleção da Shwe constroem os novos modelos da Insecta

Publicado em 16/10/2017, por Redação UseFashion

A marca gaúcha de calçados Insecta Shoes, conhecida pelo seu trabalho sustentável que mistura técnicas de upcycling com materiais veganos, anunciou na última semana sua mais nova parceria com a marca Shwe. No sul da África, artesãs em situação de vulnerabilidade social participam do projeto da empresa em busca da conquista pela independência financeira. Acompanhe a seguir mais detalhes:

A iniciativa que atua pela moda, pelo empoderamento feminino e pelas vivências dessas mulheres, oferece capacitação para o desenvolvimento do trabalho, mas recebe pouca atenção do grande público. SHWE – The Wearable Library é o nome de uma das coleções da sul-africana, feita em colaboração com mulheres idosas do asilo municipal de Durban. Inspirada nos momentos de convivência entre as senhoras, a coleção revela as histórias das artesãs, e como elas ficam impressas em cada peça, como se fosse um livro. 

São os resíduos dessas peças que constroem os novos modelos da Insecta. A matéria-prima 100% algodão recebeu estampas tradicionais da região e agora colorem os pés de quem investir em algum dos calçados. O famoso Shweshwe, tecido estampado tradicional da África do Sul, se transformou em Papilios (oxfords com vazados nas laterais) e Cordulias (com amarrações de corda). 

As criações da collab são feitas artesanalmente no Brasil, reutilizando os tecidos da Shwe, ou seja, cada calçado é exclusivo, apresentando diferentes encaixes e misturas inesperadas. Além disso, cada par é acompanhado de saquinhos de tecido estampado, feitos pelas mãos das costureiras da empresa africana! 

Imagens: Divulgação.

Os comentários são via Facebook e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de responsabilidade dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião editorial do Grupo Use.


Carregando...

Top 5 posts mais lidos

@usefashion