VOLTAR AO TOPO

UseFashion Logo UseFashion Logo

Os projetos de tecnologia wearable do Google

Empresa investe em parcerias para levar inovação ao público

Publicado em 31/03/2017, por Redação

Desde 2015, o Google em trabalhando em um projeto que envolve moda e tecnologia, o Jacquard, que surgiu com o intuito de levar a inteligência dos smartphones para peças de roupa. A ideia era de produzir um tecido condutor, que permitisse que os aparelhos celulares fossem controlados através de gestos, como, por exemplo, pausar a música com dois toques no pulso.

A empresa foi bem sucedida nesse projeto, desenvolvendo um material que pode transformar uma peça comum em um wearable. Porém, para que essa tecnologia chegasse ao alcance do consumidor, foi mais um longo período de estudos.

Agora, através de uma parceria com a Levi's, tradicional marca de jeans, o projeto Jacquard já tem forma e data para chegar as lojas: uma jaqueta confeccionada no material será disponibilizada para venda no final de 2017, e o valor será de U$ 350.

O modelo, que já esteve disponível para testes no evento SXSW, em Austin, é composto por quatro camadas. A jaqueta em si, a tira de tecido Jacquard no punho, a tag Jacquard, que abriga os componentes eletrônicos, e o app Jacquard para seu smartphone são as partes necessárias para que se possa comandar as atividades do seu telefone com apenas alguns gestos. 

E como tudo isso se conecta? O tecido utilizado no punho é sensível ao toque e fica conectado à tag Jacquard, que é um componente flexível de plástico para ser preso à jaqueta, que é removível para que a peça possa ser lavada normalmente. Esse dispositivo abriga uma antena Bluetooth que é conectada ao smartphone, e também uma bateria. Para saber se tudo está funcionando corretamente, é possível observar um LED que ilumina avisando que a conexão foi bem sucedida, e também alerta para notificações no celular.

Apesar de não estar completamente finalizado, o Jacquard já permite controlar a música, saber o horário atual e atender ou recusar chamadas através de gestos pré-definidos.

*Se ainda não for assinante, clique aqui para fazer uma demonstração da plataforma UseFashion!

Imagens: Divulgação.

Os comentários são via Facebook e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de responsabilidade dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião editorial do Grupo Use.


Carregando...

Top 5 posts mais lidos

@usefashion