VOLTAR AO TOPO

UseFashion Logo UseFashion Logo

O desfile empoderado da ação #TodaBelezaPodeSer

Criadores desconhecidos apresentaram a coleção desenvolvida em parceria com a marca Cemfreio

A 44ª edição do São Paulo Fashion Week recebeu nomes importantíssimos como Ronaldo Fraga, João Pimenta e Glória Coelho apresentando suas coleções de verão 2017/18. Durante a semana que tem como objetivo incentivar e valorizar estilistas nacionais, exposições, palcos musicais e muitas outras atividades foram atrações para os visitantes da Fundação Bienal. Ontem, 31 de agosto, foi o último dia do maior evento de moda do Brasil. Helo Rocha, Juliana Jabour e Reserva movimentaram as passarelas, mas o grande destaque ficou por conta do encerramento feito pela ação da Natura em parceria com Jackson Araújo e com Victor Apolinário, da Cemfreio. Acompanhe:

Lembra que falamos sobre a participação da Natura como principal patrocinadora do evento? Pois então, o ateliê montado dentro do evento foi o local onde algumas pessoas viveram durante cinco dias uma forte imersão no multiculturalismo em função do projeto #TodaBelezaPodeSer. Algumas semanas antes de começar o SPFWN44, a marca selecionou 16 pessoas entre as inúmeras que postaram em seus perfis do Instagram fotografias que representavam a diversidade da beleza usando a hashtag, para cocriar uma coleção com a marca Cem Freio, recebendo a mentoria de Jackson Araújo, Paulo Borges, Marcos Costa e Apolinário. 

A apresentação dos resultados fechou a maratona de acontecimentos superando todas as expectativas dos participantes. A ação que surgiu da vontade do Apolinário em compartilhar suas origens a partir de símbolos do legado negro, que no final foram representados pelos caracteres Nsibidi, linguagem de uma tribo nigeriana. O estilista e ativista criou, em um momento anterior à semana de moda, uma pré-coleção que foi desconstruída durante o processo. Patches estampavam os ideogramas com os significados como "liberdade", "autoaceitação" e "igualdade" que foram aplicados nas peças. 

Para a beleza da performance, cada criador escolheu uma palavra com a qual se identificava para ser desenhada em seus rostos nos caracteres Nsibidi. Jackson falou sobre os debates que ocorriam diariamente a respeito dos pontos de vista de cada um sobre o lugar que ocupam e a relação com a beleza individual.

O desfile da ação #TodaBelezaPodeSer movimentou grande parte das pessoas presentes nos saguões da Fundação que assistiram de pé a uma apresentação que esbanjava empoderamento e emoção não só causados pelas diferentes pessoas comuns que vestiam as roupas que criaram, como também pela composição musical que ecoava percussões em ritmos africanos sobreposta por frases de impacto citadas pelo próprio Apolinário. 

O encerramento de uma temporada que celebra a diversidade da beleza e da cultura do Brasil não poderia ser mais emocionante. Uma performance artística realizada por criadores desconhecidos diz muito sobre a moda, causando arrepios e lágrimas para fechar com chave de ouro o SPFWN44.

Alguns dias antes da apresentação final, a equipe da UseFashion conversou com Apolinário para entender melhor a respeito do seu entendimento sobre o que a moda representa. Segundo o estilista, seu objetivo no ateliê da Natura era promover um debate sobre questões como beleza e a maneira como arquétipos são construídos pela sociedade. Ele defende que atribuir significado baseado em vivências reais, pensando na necessidade de diferentes grupos, é tão essencial quanto o pensamento em estéticas. "Esse tem sido o meu mote principal, eu acho que na minha marca hoje, além do produto e do vestuário, eu quero comunicar, eu quero amplificar, eu quero fazer com que as pessoas comecem a se questionar mais".  


Stefanie Closs, pesquisadora de moda da UseFashion ao lado do estilista da Cem Freio, Apolinário

"Se me perguntassem qual seria a dica número 1 para se tornar desenvolvedor de moda é: ache a sua verdade. Encontra ela e faz dela o mote do seu trabalho, sacou? Se é verdadeiro pra você, é verdadeiro para mais pessoas. Não tem só um louco no mundo, têm vários e tem gente que vê a mesma loucura que a tua, bota no mundo e vem trazer mais gente pra perto de você. É sobre ser verdadeiro" afirma o ativista. 

Imagens: Agência Fotosite e UseFashion.

Os comentários são via Facebook e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de responsabilidade dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião editorial do Grupo Use.


Carregando...

Top 5 posts mais lidos

@usefashion