VOLTAR AO TOPO

UseFashion Logo UseFashion Logo

Nike lança material feito com sobras de couro

O primeiro produto feito com o Flyleather foi disponibilizado no dia 18 de setembro

Publicado em 25/09/2017, por Redação UseFashion

No dia 18 desse mês, a Nike lançou uma excelente novidade que promete revolucionar o universo dos calçados. O Flyleather é um material sustentável feito com pelo menos 50% de fibra natural de couro reciclada e fibras sintéticas. Acompanhe a seguir mais detalhes:

"A Terra é o maior campo dos atletas, por isso uma das nossas melhores oportunidades é criar produtos inovadores enquanto protegemos nosso planeta", disse Hannah Jones, diretora de sustentabilidade da Nike e vice-presidente do Innovation Accelerator.

O processo de desenvolvimento do novo material inclui transformar o resíduo de couro em fibras, e então combiná-las com fibras sintéticas, transformando tudo em uma única matéria-prima que pode, no final, passar por etapas como pigmentação. Segundo a Nike, o Flyleather se assemelha muito ao toque e ao visual do couro natural mas, ao contrário do 100% legítimo, pode ser produzido em grande escala. 

O material promete usar 90% menos água e diminuir 80% da pegada de carbono, causando um grande impacto ambiental. Além disso, é 40% mais leve e cinco vezes mais forte que o couro tradicional, aumentando o potencial dos calçados de performance.

“Ao abrir as possibilidade para desenvolver couro de performance, estamos criando uma nova conversa entre as categorias de performance para incluir materiais que tinham sido tirados da lista de opções para produtos como calçados, vestuário e equipamentos” diz Tony Bignell, vice-presidente de inovação de calçado da Nike. 

O primeiro produto feito com o Flyleather foi lançado no dia 18 de setembro e chamado de Flyleather Tennis Classic, um modelo clássico e todo branco disponível para compra na loja online. A Nike ainda criou uma edição limitada com versões dos modelos Air Force 1, Air Max 90, Cortez e Jordan 1. 


1 - Air Force 1 | 2 - Air Max 90 | 3 - Cortez | 4 - Jordan 1

Imagens: Divulgação.

Os comentários são via Facebook e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de responsabilidade dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião editorial do Grupo Use.


Carregando...

Top 5 posts mais lidos

@usefashion