VOLTAR AO TOPO

UseFashion Logo UseFashion Logo

Programa Future Footwear

Entidades do setor calçadista lançam programa com objetivo de melhorar a cadeia coureiro-calçadista

Publicado em 25/08/2016, por Redação

Aconteceu ontem, 24, o lançamento do programa Future Footwear, na sede principal do Grupo Priority, que produz as marcas West Coast e Cravo & Canela, em Ivoti (RS). O programa é fruto de uma convergência de interesses pela competitividade da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), e a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq). Tem como objetivo melhorar a competitividade do setor coureiro-calçadista brasileiro, atingindo desde fornecedores de couros e componentes, até os fabricantes dos calçados. 


Entidades do segmento lançaram o programa Future Footwear

Abrindo o evento, o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, destacou a importância da união setorial em torno do projeto. “Além das entidades realizadoras, temos o importante apoio do Instituto by Brasil (IBB), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que serão fundamentais para operacionalização das ações”. Para ele, o Future Footwear é o pontapé inicial para uma “grande revolução” na cadeia coureiro-calçadista nacional, que deverá incorporar novos modelos produtivos se quiser continuar competitiva mesmo diante de tantos problemas macroeconômicos apresentados, tanto do mercado doméstico quanto internacional.

Confira o vídeo de lançamento:

Roberta Ramos, gestora de projetos da Abicalçados, enfatiza: “Estamos falando de uma cadeia que compreende 8 mil indústrias de calçados dos mais variados portes, 3 mil empresas de componentes, 310 curtumes e 120 fabricantes de máquinas. O Brasil tem hoje um dos principais mercados consumidores de calçados do mundo, chegando a mais de 780 milhões de pares consumidos por ano, mesmo com todos os obstáculos de competitividade, tanto oficiais como das próprias empresas, que precisam urgentemente se adaptar ao novo modelo de consumo”. Segundo Roberta, o mundo passa pela era da Revolução Digital, em que a mentalidade é randômica, criativa, orgânica e estética. “A indústria de calçados precisa estar preparada para a mudança de mentalidade do consumidor, o que vai ensejar novos modelos de negócios, processos diferentes do que os utilizados até agora e produtos altamente inovadores”, complementa.   


Gestores de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos e Cristian Schlindwein falando sobre o Future Footwear


Jorge Faccioni, CEO da UseFashion, José Fernando Bello, Rogério Cunha e Moacir Berger de Souza | Jorge Faccioni e João Pimenta

Entre os projetos que fazem parte do Future Footwear estão plataformas já criadas, como a Moda Co, Maratona MUDE e o Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA). Além delas, serão realizadas mais três ações: o FF Exchange, uma rodada de negócios entre fornecedores de tecnologia e representantes de empresas do setor, marcada para o dia 18 de outubro; o FF Meeting, um encontro com entidade representativas de setores fornecedores, como software, eletrônica e automação, no dia 19 de outubro; e o FF Enterprise - Desafio Empreendedor, evento que será realizado entre os dias 1º de outubro e 18 de novembro com estudantes de nível superior, com o objetivo de criar equipes multidisciplinares para pensarem novas ideias na resolução de problemas do setor calçadista.

Fotos: UseFashion e Fábio Winter.

Os comentários são via Facebook e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de responsabilidade dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião editorial do Grupo Use.


Carregando...

Top 5 posts mais lidos

@usefashion